Passarinha quer saber!

   Receba conteúdo exclusivo:

Amamentar é um ato de amor e cumplicidade. É se doar ainda mais pelo bebê! Tente, insista e acredite no seu corpo!

A recompensa é de encher os olhos e o coração de emoção!

10 informações sobre a amamentação

Sábado foi dia de festa no ninho! Comemoramos os seis meses da passarinha, seis meses que sou mamãe e 6 meses de ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. Sim, isto é um motivo muito forte para comemorar! Já são mais de 180 dias sendo que a média brasileira é 54 dias! E tudo isso 24 horas e 7 dias por semana!!

A passarinha apressada nasceu com 35 semanas +2, prematura! Graças a Deus não teve nada sério! Nasceu prontinha, mas como todo prematuro é obrigatória a permanência em UTI Neonatal por no mínimo 48 horas para observação, ficamos 4 longos dias devido icterícia (sim, já fui mãe de UTI). O dia que fomos para casa recebi a seguinte orientação: Você dá o peito e sempre depois da mamada você complementa com essa fórmula aqui (ganhei uma receita). Saí do hospital e comprei a tal da lata....chegando em casa pensei e achei estranho porque meu leite desceu no primeiro dia e ela sugava bem! Consegui ordenhar e mesmo durante as madrugadas na UTI ela tomou o meu leite... Resolvi não dar a fórmula por conta própria, passarinha nasceu na quinta de madrugada e segunda cedo estávamos em casa, no mesmo dia a tarde chamei uma consultora em amamentação para checar se estava tudo ok porque os recém nascidos choram e eu tinha medo de ser fome, e mãe com medo é fácil começar a usar a fórmula! Estava tudo ok e essa foi a única lata que comprei até hoje! Perdeu, por que quando fui doar vi que tem prazo aberto....

Chamei a consultora de amamentação porque quando a passarinha nasceu não tinha roupinha lavada, enxoval completo e não tinha cadeirinha no carro para eu ir em segurança em um banco de leite, inclusive essa é a minha primeira dica que compartilho com vocês! Este tema dá muita resenha e muitas dicas, este post é para compartilhar a minha felicidade com vocês e algumas informações sobre o cenário da amamentação no Brasil.

1 – Leia sobre amamentação durante a gestação! Eu não li, achava que era igual nas novelas! Aquela cena maravilhosa daquela mulher linda amamentando um bebê gordinho. Tive sucesso, mas acredito que foi 50% sorte e 50% em acreditar no meu corpo (meu parto foi natural então tava me achando a poderosa).
2- QUALQUER dúvida vá ao banco de leite da sua cidade! Não espere o bebê não estar ganhando peso ou você achar que não tem leite. Como eu disse acima mãe com medo dá fórmula porque fica desesperada para garantir que o bebê esteja bem.
3- Nenhuma empresa fabrica leite melhor que o seu! O seu leite é fabricado especialmente para o seu filhote! O seu corpo inclusive ajusta o leite caso o bebê esteja com alguma virose ou infecção. ACREDITE no seu corpo e no seu leite.
4- Nunca acredite em uma única opinião, se o pediatra disse que você não pode amamentar procure outro, procure banco de leite, consultoria de amamentação (se possível), converse com outras mães e procure grupos de apoios nas redes sociais.
5- Grandes fabricantes pagam para os pediatras viagens inesquecíveis para congressos. Não acredite em tudo que eles falam só porque eles são médicos.
6- Você vai achar que o seu leite está secando um milhão de vezes, mais uma vez eu repito ACREDITE no seu corpo.

  •  No começo da amamentação o peito fica inchado, lindo, parece uma bola! Com o tempo o corpo se adéqua a quantidade que o bebê mama (sim, seu corpo é perfeito) e o peito dá uma muchadinha, não fica mais inchado. Isto é normal.
  •  A sucção do bebê é muito mais eficaz do que você apertando o peito, fazendo ordenha manual ou usando uma bombinha (mesmo as boas da Medela). Ou seja, não pense que você não tem leite.
  • 80% do leite é produzido durante a mamada. Peito é fábrica não estoque, acredite que tem leite aí!
  • Os bebês passam por picos de desenvolvimentos (assunto para outro post) e isto faz eles mamarem muito mais e com mais frequência, isto também fará você pensar que o leite está secando.      

7- Esqueça a bagunça da casa, os quilos que quer perder e outros problemas. Produção de leite é água + descanso + cabeça boa.
8-Amamentar não dói, é uma delícia e tudo depende da tal da pega correta. Nos primeiros dias dói por que o seio não está acostumado com aquela situação. Se continuar doendo está errado, procure ajuda.
9-Quem nasceu primeiro o peito ou a chupeta? Não existe chupetá o peito, correto? Rsrsr Por que a chupeta nasceu depois do peito! A sucção não nutritiva é importante para você e para o bebê, deixa o bebê! Conforme ele for crescendo vai passando (concordo que até os 3 meses é osso) e isto é importante para a amamentação.
10 – Páginas no Facebook que me ajudam muito sobre amamentação que gostaria de compartilhar com vocês (clique no nome da página):