Passarinha quer saber!

   Receba conteúdo exclusivo:

Abaixo coloquei alguns passos úteis para emissão do RG, na minha cidade gastei 1 hora para fazer tudo, a parte mais tensa é a coleta das digitais! A coleta é feita dos 10 dedinhos e precisa ficar bem feita para cadastrar nos sistemas. O RG ficou pronto uma semana depois e quando fui buscar precisou coletar novamente a digital de alguns dedinhos (parece que não tinha ficado muito bom para o sistema reconhecer, claro que coletamos de novo). As moças da coleta foram fofas e muito pacientes, por isso deu certo! Não esqueçam de levar o bebê quando forem buscar o documento para caso precise coletar alguns dedinhos novamente.

 Para emissão você vai precisar levar:

  • 2 Fotos 3x4 com fundo limpo.
  • Certidão de Nascimento.
  • CPF (opcional).
  • Documento oficial com foto do responsável.
  • É gratuito!


 
Emissão RG Minas Gerais

 

Acesse aqui! Escolha a sua cidade e veja no calendário os dias em verde, esses dias têm horários disponíveis para agendamento. Agende e compareça no local na data e horário com os documentos informados acima. As vezes é preciso acessar o site mais de uma vez para agendar, parece que eles bloqueiam os agendamentos, mas é liberado no mesmo dia.

 

Emissão RG São Paulo

Você precisa levar os mesmos itens para emissão do RG, a emissão também é gratuita e alguns postos tem a opção de enviar pelos Correios o RG quando ele estiver pronto, para esses casos é cobrado uma taxa de R$ 9,09. Para agendamento acesse aqui e escolha a opção agendamento.


Emissão RG Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a única diferença é que a foto é emitida no local de emissão gratuitamente (A fotografia em papel poderá ser utilizada somente quando a câmera estiver em manutenção, sugiro levar por que se o bebê não colaborar as vezes eles utilizam a sua). Para algumas cidades basta comparecer no posto com os itens citados, para outras é necessário agendamento. Verifique aqui como é na sua cidade. Se precisar de agendamento para a sua cidade ou posto escolhido acesse aqui para agendar data e horário.

A passarinha foi fichada! Eu sou "a loka" para algumas coisas...não sei se é porque tenho muitos sobrinhos e tenho medo de perder criança, se foi um filme que vi uma vez que tinha uma quadrilha que raptava crianças e vendia via falsa agência facilitadora de adoção  (Tráfico de bebês, o filme) ou o caso do João Rafael Kovalski, paranaense lindinho que sumiu sem explicação e até hoje, quase três anos depois, está sendo procurado. Pensando nisso fico de olho em algumas medidas de segurança e uma que fiz há algumas semanas foi providenciar CPF e RG para a passarinha!! E por que fiz isso? Para fichá-la em vários sistemas públicos! Por quê? Por que só a certidão de nascimento é muito pouco!  Para confecção do RG (carteira de identidade) é necessário a coleta das 10 digitais e as digitais são cadastradas em um banco de dados, com estes documentos acredito que dificulta muita coisa, inclusive emissão de passaporte.

Para ver a página sobre o caso do João Rafael Kovalski clique aqui. Ajude na divulgação!


A impressão digital é formada antes dos três primeiros meses de gestação e é composta de inúmeras particularidades. Cada pessoa possui um desenho específico, composto pelas elevações da pele. A formação da digital é resultado da influência genética e também dos movimentos do feto na barriga da mãe. Isso aí, os primeiros passeios do bebê na barriga da mãe produzem marcas únicas nos dedos.

Você viu fundamento em fazer o documento infantil? Já fez? Qual sua opinião? Conte pra nós!

 

Quer ajuda com a emissão em outros Estados? Mande um e-mail que damos uma mãozinha!

Quando fui fazer o documento pensei em como já estou facilitando a vida dela (não achei isso bom), lembro que tinha 13 anos quando procurei na lista telefônica a sessão com orientações para emitir o RG (o acesso a internet era bem restrito, só via meu email do BOL nos finais de semanas kkkk), fui lá sozinha emitir e em seguida emiti o CPF e a carteira de trabalho. Como achei necessário emitir agora quando ela for maior eu providencio uma outra atividade para ela desempenhar sozinha! Rsrsrs
Para fazer o CPF foi fácil, procurei uma agência dos Correios na minha cidade com a Certidão de Nascimento da passarinha e o meu documento com foto! Paguei R$ 7,00 e ficou pronto na hora! Não assustem, mas não tem mais aquele cartãozinho azul, eles entregam um comprovante com o número do CPF e se você quiser imprimir aquele cartão tem que entrar aqui (não precisa colocar o titulo de eleitor).

Eu fiz o CPF primeiro por que incluí o CPF no RG! O segundo passo foi a foto! Momento engraçado! Tirei uma foto da passarinha deitada em cima de um lençol branco, a foto ficou linda e ela com uma risada gostosa. Tirei pelo celular mesmo e mandei imprimir 3x4 em uma loja de fotos...a pessoa da loja falou que não aceitariam minha foto porque tem cara de foto caseira...resultado...paguei por uma foto 3x4 horrível que custaram a tirar com ela. Não usei, aceitaram a minha foto linda e risonha para o RG!!

Documento Infantil